23 abril 2007

O último bafo

Morreu hoje em Moscovo Boris Nikolaievitch Ieltsin, o conhecido bêbado que chegou a presidente da Rússia e acabou com a União Soviética só para provar ao mundo quão terríveis e destruidores podem ser os efeitos do álccol.
Um homem mede-se também pelos amigos e admiradores que conquista, pelo que não deixa de ser significativo que entre os primeiros a carpir a sua morte se encontrem, por exemplo, Tony Blair, Margaret Thatcher, George W. Bush, Durão Barroso ou Aníbal Cavaco Silva. Para Blair, Ieltsin era "um homem notável"; a ex-dama de ferro vê nele "um patriota e um libertador"; Bush classifica-o como "importante figura histórica"; Barroso saúda-o como um "defensor da liberdade"; e Cavaco enaltece-lhe a "determinação" e classifica-o como "uma referência incontornável da luta pela democracia".
Ieltsin morreu de ataque cardíaco, ao que dizem os jornais. Só não dizem se estava sóbrio na hora do derradeiro bafo, mas é pouco provável. Nazdrovia, então!

18 abril 2007

Transparência

Depois de três meses e meio de silêncio derivado das inúmeras conspirações em que O Terrorista tem andado envolvido, eu vos saúdo de novo, ó gentes!
E para calar de vez as más línguas que dizem que este blogue só publica coisas do reviralho, aqui fica um belo retrato da não menos bela María Dolores Jiménez, vereadora do Partido Popular Espanhol na cidade andaluza de Lepe, tal e qual surgiu nas páginas da Interviu.
É aquilo a que podemos chamar com toda a propriedade um significativo exemplo de transparência democrática.
Viva a democracia, pois então!